Publicidade/DigiSat

Ideb 2021 na PB estaciona nos anos iniciais do fundamental, mas sobe nos anos finais e ensino médio

Estado apresentou a terceira maior evolução do país a respeito do ensino médio.

Por g1 PB em 16/09/2022 às 21:49:10
Estudante escrevendo em caderno - Foto: TV Globo/Reprodução

Estudante escrevendo em caderno �- Foto: TV Globo/Reprodução

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 para a Paraíba estagnou nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) do ensino fundamental, mas subiu nos anos finais (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio em relação aos resultados de 2019. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a média paraibana permaneceu em 5,4. O indicador superou a previsão de 5,3 para 2021.

Já nos anos finais do ensino fundamental, a média estadual passou de 4,3 para 4,8. O indicador alcançou a previsão que era de exatamente 4,8 para este ano.

E no ensino médio, a média no Estado passou de 4,0 para 4,1. O indiciador ficou abaixo da previsão de 4,8.

O índice avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira desde 2005, com uma edição a cada dois anos, com base na aprendizagem e aprovação dos estudantes.

O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

Resultados por rede de ensino na Paraíba

Para os anos iniciais do ensino fundamental, a Paraíba atingiu 5,0 pontos na rede pública, 6,7 na privada e 5,1 na estadual.

Já para os anos finais do ensino fundamental, o Estado atingiu 4,5 pontos na rede pública, 5,9 na privada e 4,6 na estadual.

Por último, o ensino médio 5,4 pontos na rede privada e 3,9 na estadual.

Ensino da escola pública da PB tem a terceira maior evolução do país no IDEB

A Paraíba apresentou a terceira maior evolução do país a respeito do ensino médio. O estado passou de 3,6 para 3,9. O Estado ficou atrás somente de Sergipe, com alta de 0,6; e Rio de Janeiro, com 0,4. Mas empatou com Bahia e Piauí, também com 0,3.

No ranking dos estados, a Paraíba subiu de 17º para 12º lugar na classificação nacional. A nota do estado ficou acima da média do Nordeste e da média do país.

Fonte: g1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais