Publicidade/DigiSat

Voto em trânsito: mais de 8 mil solicitam mudança temporária de local de votação na Paraíba

Na Paraíba, puderam ser escolhidas apenas as cidades de João Pessoa e Campina Grande para voto em trânsito, uma vez que são cidades com mais de 100 mil eleitores.

Por G1 PB em 19/08/2022 às 18:06:28
Voto em trânsito: mais de 8 mil solicitam mudança temporária de local de votação na Paraíba - Foto: Reprodução/EPTV

Voto em trânsito: mais de 8 mil solicitam mudança temporária de local de votação na Paraíba - Foto: Reprodução/EPTV

Mais de 8 mil paraibanos solicitaram o voto em trânsito para poder votar fora do domicílio eleitoral nas eleições de outubro. Os eleitores da Paraíba puderam escolher entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande, uma vez que são cidades com mais de 100 mil eleitores.

Para o 1º turno, 8.818 eleitores solicitaram o voto em trânsito, sendo 6.903 para João Pessoa e 1.915 para Campina Grande.

Para o 2º turno, o voto em trânsito foi solicitado por 8.362 paraibanos: 6.485 para João Pessoa e 1.877 para Campina Grande.

Existem duas possibilidades de voto em trânsito. Se o eleitor escolher uma cidade no mesmo estado do seu domicílio eleitoral, ele pode votar para todos os cargos (presidente, governador, senador e deputados estadual e federal). Já se o eleitor escolher um município em um estado diferente do domicílio eleitoral, neste caso pode votar apenas para presidente.

Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito, mas eleitores brasileiros com título cadastrado no exterior podem votar em trânsito se estiverem no Brasil. Basta escolher um município brasileiro para estar no dia da votação. Neste caso, o voto é exclusivo para presidente.

A partir desta sexta-feira (19), não é mais possível solicitar a mudança do local de votação, nem mesmo cancelar a opção pelo voto em trânsito para votar em seu domicílio eleitoral nas eleições deste ano. Após o segundo turno, o vínculo do eleitor com a seção de origem é restabelecido automaticamente.

Fonte: G1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais