Publicidade/DigiSat

TSE APROVA CONTAS DE CAMPANHA DO EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE UIRAÚNA, AMILTON FERNANDES.

Por Francisco Marcos Pereira em 27/06/2022 às 15:40:41
Foto: Repórter PB

Foto: Repórter PB

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou com ressalvas as contas eleitorais do candidato a vereador e ex-presidente da Câmara de Uiraúna- PB, Amilton Fernandes da Silva, referentes a Eleições Municipais de 2020. Ele não foi eleito no pleito daquele ano, mas ficou na suplência da vereança.

O ex-candidato teve as contas desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por irregularidades no uso dos recursos do FEFC – destinados para as candidaturas femininas. Ele recorreu ao TSE, e, em decisão monocrática, o então relator do caso, ministro Ministro Sérgio Silveira Banhos votou pelo provimento do recurso, com a consequente aprovação das contas com ressalvas, tendo em vista os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. "Portanto, na linha dos julgados em tela, afigura-se possível, ante a ausência de má-fé do prestador de contas, a aprovação com ressalvas.", apontou.

Segundo ele, as prestações de contas podem ser aprovadas com ressalvas se apresentarem três requisitos cumulativos: faltas que não comprometem a higidez do balanço, percentual inexpressivo do valor irregular e ausência de má-fé.

Atuou no processo o advogado Francisco Abrantes pela defesa do ex-presidente Amilton Fernandes.

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais